
Óleos essenciais para trabalhar o chakra do coração
Óleos essenciais para trabalhar o chakra do coração
Para quem acredita que não somos apenas feitos de carne e osso, mas que há muito mais além de nosso corpo físico, fica fácil compreender que possuímos sistemas de energia sutil fluindo através de nós e em conexão com o Universo.
O conhecimento a respeito dos nossos centros de energia —os chamados chackras — é muito antigo. Ele vem de culturas ancestrais radicadas na região da Índia e do Nepal, sendo que seu saber permaneceu vivo até os dias de hoje, servindo de base para o desenvolvimento de inúmeras práticas e terapias que buscam o equilíbrio entre corpo, mente e emoções.
De acordo com essas antigas tradições, possuímos muitos chakras (porém os principais são 7), sendo que a energia vital do Universo, chamada de "prana" ou "chi", flui através deles de forma harmônica ou desarmônica, dependendo de nosso estado. Há correlações entre os locais dos chakras e os centros nervosos e glândulas endócrinas, sendo que algumas das práticas que mais utilizam este saber são o Yoga, Cromoterapia, Acupuntura, Marmoterapia e a Reflexologia, por exemplo.
No Yoga, por exemplo, entende-se que nosso corpo energético é composto por pontos como nadis e chakras. A energia perpassa milhares de nadis, que podem ser comparados aos meridianos da medicina chinesa. Os nadis têm como ponto final a coluna vertebral, que é nosso canal principal de energia.
Os 7 principais chackras ou centros de energia existentes no nosso corpo são:
1-Básico
2-Sexual
3-Plexo solar
4-Cardíaco
5-Laríngeo
6-Frontal
7-Coronário
Hoje falaremos um pouco sobre o chackra que rege o coração, o Cardíaco, e sobre como o poder dos óleos essenciais pode ajudá-lo.
Chamado de Anahata em sânscrito, esse chackra se relaciona com nossos sentimentos e com todas as formas de amor e apreço que sentimos, seja por nós mesmos ou pelos outros à nossa volta. Sua cor principal é o verde (podendo variar para rosa) e seu elemento é o Ar.
Ele está ligado a muitos assuntos, como o amor incondicional, perdão, amor-próprio, autovalorização e relacionamentos e diz respeito à nossa capacidade de amar e ser amado. Como o coração é nossa função vital mais importante, não é difícil imaginar que todos os aspectos energéticos que se relacionam com este vórtice de energia são fundamentais para nosso bem estar, qualidade de vida e evolução pessoal.
As desordens do coração são diversas e muitas vezes chegam sem hora para avisar; outras vezes, porém, podem ter sido fruto de anos de vivências emocionais difíceis, comportamentos autodestrutivos ou até mesmo falta de conhecimento e entendimento superior sobre aquilo que experienciamos em nossa caminhada.
Com o Cardíaco desequilibrado, vemos problemas emocionais como complexos de inferioridade, baixa autoestima, carência, sentimentos de rejeição, decepções, brigas, desentendimentos, separações, raiva, desconfiança em relação ao outro ou falta de confiança em si desilusões, rancor, culpa não construtiva, críticas, ciúme, agressões, traumas, medo e por último, a tristeza que decorre destes e outros estados que envolvem nosso coração.
A Aromaterapia trabalha as desordens deste chackra buscando recuperar nossa confiança no outro e também na vida; ajudando a resgatar nossa estima e amor próprio e nos ajudando a encarar as situações de “peito aberto”, desenvolvendo a compaixão, sem receio de nos colocarmos no mundo com confiança e de forma amorosa perante o outro. Ele diz respeito também ao resgate de nós mesmos em situações difíceis, à capacidade de cuidar de si e de nos darmos o valor e carinho que merecemos.
Seu aprendizado está ligado a aprender a se amar e amar ao próximo, permitindo que a energia amorosa universal flua por nós e por nossas relações. Justamente quando impedimos que esse processo ocorra livremente é que surgem os chamados bloqueios energéticos, que podem levar à doenças. Entrega e aceitação das experiências vividas e do presente, assim como o perdão são alguns dos ensinamentos importantes para lidar com essa energia.
Além dos males aqui citados, doenças físicas relacionadas ao chakra do coração também podem ser tratados de forma complementar com a ajuda da Aromaterapia. São elas: doenças cardíacas, câncer de mama, problemas imunológicos, alterações na glândula Timo, síndrome do pânico, palpitações, pressão alta, problemas dos nervos, vasos sanguíneos e sistema circulatório; e por fim, mas não menos importante, toda nossa vitalidade de um modo geral e nossa vontade de viver!
Conheça os óleos essenciais indicados para o chackra do coração:
Rosa Damascena
Fortalece o amor, a amizade e o romance, auxilia em processos de luto, rompimentos e no amor próprio.
Gerânio
Acolhe, fortalece e ajuda a lidar com as emoções, trazendo harmonia e segurança.
Ylang-ylang
Ideal para trazer abertura, confiança e envolvimento com parceiro. Ajuda no combate à angústia e tristeza. Estimula a autoestima.
Camomila Romana
Boa para tratar o estresse advindo de traumas ou situações emocionais difíceis. Acalma, alivia e regenera.
Bergamota
Traz alegria, ânimo e valorização pessoal, ajudando a resgatar a autoestima.
Benjoim
Útil no combate à solidão, angústia, medo, culpa e irritabilidade.
Lavanda
Bom para aliviar traumas e acalmar. Conforta o coração e ajuda a lidar com desafios. Serena a mente e emoções caóticas e afasta a angústia.
Laranja Doce
Traz alegria, frescor e ajuda no combate à angústia e tristeza.
Olíbano
Aquieta emoções violentas ou desordenadas. Acalma, eleva e ajuda a lidar melhor com a morte.
Patchouli
Ajuda na conexão com os aspectos mais físicos do amor, como a presença e a sexualidade.
Grapefruit
Excelente para choques, traumas, apatia e depressão.
Todos esses óleos essenciais devem ser utilizados de acordo com a orientação de um aromaterapeuta ou profissional de saúde.
Compre os seus em nossa loja!