
Fuja dos problemas típicos de inverno com soluções naturais
Época de pele ressecada, alergias respiratórias, baixa imunidade, gripes, resfriados, problemas de circulação e dores; o inverno traz consigo a necessidade de cuidados especiais com o corpo e a saúde. Para contornar os problemas típicos dos dias frios a natureza nos dá uma mãozinha com muitas soluções facilmente encontradas em produtos naturais, aromaterápicos e fitoterápicos. Confira!
1-Ressecamento e problemas de pele:
Alguns problemas típicos de inverno tem causa fácil de ser reconhecida, como é o caso do ressecamento da pele, irritação e descamação, todos devido ao clima frio e seco. Até mesmo a acne é um quadro que pode piorar no inverno, igualmente por conta do ressecamento da pele, que, por sua vez, estimula a oleosidade cutânea.
Solução:
Para contornar o ressecamento, os óleos essenciais altamente hidratantes, bem como os Cosméticos Naturais feitos com ativos da natureza e sem o uso de químicos agressivos são uma excelente solução. Óleos essenciais como Gerânio, Lavanda e Palmarosa são fáceis de encontrar e muito usados para hidratação e nutrição da pele. Compressas, cataplasmas e argilas contendo as plantas Camomila, Lavanda, Aloe Vera e seus extratos são poderosos aliados no combate à acne, ajudando a minimizar o problema e ainda acalmar a pele irritada.
2-Sensação de frio, baixa circulação e dores
Nessa época é característica a dificuldade em aquecer o corpo e, principalmente, suas extremidades. Dores crônicas e nas articulações também podem piorar, causando transtornos a muitas pessoas durante o clima frio.
Solução:
Para dores e inflamações alguns óleos essenciais são indicados para uso via tegumentar (absorção pela pele). São eles: Lavanda, Hortelã, Olíbano, Cedro, Camomila e Rosa. O Cravo da Índia utilizado como fitoterápico também tem se mostrado eficaz no tratamento para artrite, artrose e reumatismo.
Já entre os óleos essenciais aquecedores indicados para massagens temos o Gengibre, Cardamomo e Anis — este último, excelente para pessoas que sentem muito frio no inverno e podem pertencer ao biotipo conhecido como Vata na tradição Ayurveda, que classifica os tipos humanos e suas características nos chamados doshas. Para circulação, os óleos essenciais de Gengibre e Tomilho também são indicados, sendo que o Gengibre é anti-inflamatório, antimicrobial, fungicida, antioxidante, auxilia fígado, circulação e glândulas, é tônico, digestivo e estimulante; e o Tomilho é conhecido por ser antiviral, anti-inflamatório, analgésico, expectorante, antidepressivo, imunomodulador, além de melhorar foco e memória.
3-Alergias respiratórias, gripes, resfriados e imunidade
No clima frio e mais seco, as mucosas das vias respiratórias ficam mais ressecadas, diminuindo sua barreira de proteção natural contra microorganismos causadores de infecções e alergias. É aí que as doenças típicas de inverno atacam, derrubando nossa imunidade e podendo causar tosse, coriza e problemas diversos como rinite e sinusite ou até mais graves, como bronquite, asma e pneumonia.
Outra causa das doenças típicas de inverno é a de que o frio também costuma exigir mais de nosso corpo, também contribuindo para a perda de imunidade característica dessa época do ano.
Já no que se refere aos hábitos, a vontade de ficar em ambientes mais aquecidos, com janelas fechadas e pouca circulação de ar, acaba sendo um prato cheio não só para a proliferação de vírus e bactérias, mas também para transmissão dos mesmos entre as pessoas em locais fechados.
Prática Integrativa e Complementar:
Para auxiliar a imunidade e recuperação do sistema respiratório, os óleos essenciais mais indicados são: Hortelã, Eucalipto, Tea tree, Cravo, Orégano e Gengibre, sendo que você pode combiná-los em seu difusor aplicando até 6 gotas no total do seu mix. Todos esses óleos essenciais possuem algumas propriedades antivirais, antibacterianas e descongestionantes, ajudando a respirar melhor nessa época do ano e a manter o ar mais saudável nos ambientes.
Conheça as propriedades desses Óleos Essenciais:
HORTELÃ
antiviral, anti-inflamatório, analgésico, relaxante muscular, expectorante, digestiva e melhora a atenção e cognição.
EUCALIPTO
antiviral, antibacteriano, anti-inflamatório, expectorante, alivia exaustão e frustração, imunomodulador
TEA-TREE (melaleuca)
anti-inflamatório, antisséptico, bactericida, anti-acne, antifúngico, imunomodulador, descongestionantes, expectorante, antiviral, estimulante mental e energizante
CRAVO
anti-inflamatório potente, antiedemico, antibacteriano, antiviral, antifúngico, aquecedor, espasmolítico, ainda trabalha a segurança e a libido
ORÉGANO
antiviral, imunomodulador, anti-inflamatório, bactericida, espasmolítico, antidepressivo, sedativo, anestésico e auxilia na flora intestinal.
GENGIBRE
anti-inflamatório, antimicrobial, fungicida, antioxidante, auxilia fígado, circulação e glândulas, tônico, digestivo e estimulante.
Ainda para imunidade, algumas PLANTAS MEDICINAIS podem ser excelentes para se ter em casa!
Elas ajudam a melhorar nossas defesas e enfrentar o dia a dia com mais vitalidade. Conheça quais são:
EQUINÁCEA
Seu uso é muito popular contra tosses, gripes e resfriados e infecções das vias respiratórias.
GENGIBRE
Anti-inflamatório natural, auxilia fígado, circulação e glândulas. É tônico, digestivo e estimulante.
CÚRCUMA
Anti-inflamatório e antioxidante, ajuda na imunidade e também na digestão
TANCHAGEM
Auxilia a tratar de irritações orais e da faringe que podem aparecer com a tosse seca. Na medicina convencional, ela é recomendada somente para uso externo em bochechos, mas em medicinas tradicionais, é utilizada na forma de chá para fins diversos, como dores de garganta, infecções respiratórias e tosse.
GUACO
Alivia os sintomas de males respiratórios, tem função broncodilatadora, expectorante e anti-inflamatória. Ideal para combater o catarro.
MACELA
Alivia os sintomas de males respiratórios e é anti-inflamatória.
É importante ressaltar que as propriedades antivirais, antifúngicas e antibacterianas dos medicamentos naturais aqui citados são muito variadas e funcionam apenas para certos tipos de micro-organismos. Também é importante ter em mente que todos estes produtos devem ser consumidos em dosagem e formas de aplicação adequadas ou mediante orientação profissional. Caso você queira fazer uma formação para aprender como utilizar corretamente esses e outros produtos da natureza, conheça os cursos do Instituto Ekanta. Agora que você já sabe de tudo isso, prepare-se para o frio e garanta já seus produtos na Loja Ekanta.